
Boletim de notícias e Artigos Tecnees
5 problemas na rede elétrica que afetam seus equipamentos:

Neste artigo vamos conhecer os principais problemas que ocorrem na rede elétrica e suas consequências.
Ouvimos falar de problemas do tipo subtensões, blackout, surto entre outros, mas o que significam estes problemas?
Apresento uma descrição resumida, dos principais problemas na rede elétrica, que afetam seus equipamentos.
Subtensões: Também conhecidas como quedas de tensão, as subtensões são diminuições por curto período de tempo dos níveis de tensão.
Este tipo de problema é o mais comum abrangendo mais de 85% de todos os tipos de problemas de energia elétrica.
Normalmente as subtensões são causadas pelas exigências de energia na inicialização de equipamentos elétricos tais como máquinas, elevadores, motores, compressores, ar condicionados, etc. Estes equipamentos, ao serem ligados, consomem grande quantidade de energia, provocando a queda de tensão por curtos espaços de tempo.
Em dias quentes, principalmente na época de verão, quando sistemas de ar condicionados atingem seus picos de uso ou nos horários do início da noite quando a maioria dos chuveiros elétricos estão ligados, são os momentos mais prováveis da ocorrência de subtensões.
Efeitos causados:
Uma queda de tensão pode drenar a energia que um computador necessita para funcionar e causar diversos problemas, como por exemplo congelamentos do sistema, panes inesperadas resultando em perda de dados, arquivos corrompidos ou comprometimento de uma determinada parte do computador.
Blackout:
Blackout é a perda total de energia, também conhecida como “apagão”.
Geralmente são causados por demanda excessiva de energia rede elétrica, queda de raios, tempestades, acidentes, etc.
Efeitos causados:
Perda do trabalho que não foi armazenado nos meios de armazenamento fixos do computador. Perda total dos dados e informações armazenadas no disco rígido.
Pico de Tensão:
Aumento de tensão, instantânea. Normalmente causado por um raio que caiu próximo a sua instalação ou pela própria empresa de energia elétrica, quando esta retorna com o fornecimento após uma interrupção de energia.
Um pico de energia pode penetrar em equipamentos eletrônicos através da linha de energia elétrica AC, conexões de rede, linhas seriais ou telefônicas e danificar ou destruir completamente seus componentes.
Efeitos causados:
Danos catastróficos ao equipamento com queima de partes, perda de dados.
Surto:
Um curto aumento de tensão durando pelo menos 1/120 de um segundo. Aparelhos de ar condicionados, equipamentos elétricos e outros podem causar o Surto. Quando o equipamento é desligado, a voltagem extra é dissipada pela linha de energia elétrica.
Efeitos causados:
Computadores e outros dispositivos eletrônicos são projetados para receber energia elétrica numa determinada faixa de tensão.
Níveis acima desta faixa podem estressar componentes mais delicados provocando falhas prematuras.
Ruído:
Conhecido como Interferência Eletro-Magnética EMI e Interferência de Rádio Frequência RFI, o Ruído elétrico quebra a suavidade da onda senoidal esperada da energia fornecida pela energia elétrica.
Causado por diversos fatores tais como raios, motores, equipamentos industriais, transmissores. Eles podem ser intermitentes ou constantes.
Efeitos causados:
Ruídos podem produzir erros em arquivos, dados, etc.
Conclusão:
A proteção dos equipamentos eletrônicos e computadores contra os problemas acima mostrados é de primordial importância, evitando assim defeito nos equipamentos e computadores, evitando também perda de dados ou a possibilidade de arquivos corrompidos.
O uso de Nobreak é indicado, fornecendo assim a proteção necessária para seus equipamentos.
Fonte:csolutions.com.br
Como detectar problemas nas instalações elétricas?

Choques no chuveiro, disjuntor desarmando, oscilações na luz, equipamentos demais, tomadas de menos… Essas cenas são muito comuns em grande parte das residências e sinalizam um grave problema, instalações elétricas obsoletas ou mal dimensionadas.
Esse mal acarreta resultados graves para a população e para o patrimônio, como falta de segurança, risco de acidentes e desperdício de energia. Para evitar isso, é necessário realizar verificações periódicas nas instalações elétricas e reformas sempre que necessárias.
Para saber quando está na hora de fazer a avaliação, aqui vão algumas dicas:
-
Se a sua casa, apartamento ou condomínio tem mais de dez anos e jamais passou por uma reforma no sistema elétrico, certamente está na hora de realizar uma verificação completa, com um profissional habilitado. Isso deve se repetir a cada cinco anos, mais ou menos.
-
Fios e cabos com sinal de aquecimento mostram a necessidade de um check-up, pois indicam que há uma sobrecarga e que a instalação deve estar inadequada para as atuais necessidades de consumo.
-
As instalações elétricas devem ter o fio terra instalado em todas as tomadas para proteger as pessoas contra o choque elétrico. Por este motivo todas as tomadas devem ser aquelas com o modelo de 3 polos. Se sua instalação não possui esta configuração, programe uma reforma.
-
Os quadros de forças não podem ser feitos em madeira ou qualquer outro material combustível. Se isso ocorre, eles devem ser trocados. Assim como as demais partes da instalação.
-
Fusíveis tipo rolha ou cartucho são inadequados e devem ser substituídos.
-
Caixas de passagem abertas, fios desencapados e emendas mal feitas são sinais de perigo e devem ser corrigidos imediatamente.
Dois últimos lembretes:
-
Toda a instalação elétrica deve ser projetada por profissionais habilitados para este trabalho, ou seja, um engenheiro ou técnico em eletrotécnica. Estes profissionais devem seguir as regras estabelecidas. No caso de instalações elétricas residenciais ou comerciais, a norma técnica é a NBR 5410 (ABNT), que apresenta todos os requisitos mínimos para garantir o conforto, a qualidade e a segurança de uma instalação elétrica.
-
Instalações elétricas possuem uma limitação de uso, seja pelo tempo de utilização (desgaste natural dos componentes) ou pela mudança dos hábitos e necessidades dos moradores (que com o passar dos anos acabam agregando vários equipamentos ou aumentando potências de chuveiros sem sequer verificar a instalação elétrica).
Fonte:programacasasegura.org
Sua conta de energia vem muito alta?
Há muitos hábitos que podemos mudar em nosso dia-a-dia para economizar energia, como por exemplo: Não deixar lâmpadas e aparelhos eletrodomésticos ligados sem uso, reduzir o tempo no banho, entre outras recomendações.
O que muitas pessoas não sabem é que existem algumas condições que não são visíveis na instalação, mas que podem estar pesando no bolso. Conheça um pouco mais sobre essas condições:

-
Uso de Lâmpadas incandescentes - Bastante conhecida pelos brasileiros, desde 2014 sua fabricação e comercialização foram limitadas e a partir de julho de 2016 passou a ser definitivamente banida do mercado. O principal motivo é o alto consumo de energia por este tipo de lâmpada e você pode ter algumas destas lâmpadas em sua casa;
-
Circuitos sobrecarregados - A condição de sobrecarga de um circuito gera perdas diretas por quedas de tensão e efeito Joule, o que em outras palavras seria o aquecimento excessivo dos fios elétricos. Esta condição é muito comum e só é detectada pelo desarme dos disjuntores e sistemas de proteção, quando estes estão em bom estado, além dos riscos de danificar seriamente a instalação e até mesmo de causar incêndios;
-
Fugas de corrente - Fios elétricos em contato direto com circuitos de aterramento ou estruturas que podem conduzir a energia para "fora" do circuito gerando perdas diretas e normalmente altas;
-
Circuitos desbalanceados - Este é o menos conhecido de todos e normalmente só é detectado quando ocorre desarme dos disjuntores principais, e neste caso quando a situação é grave. Esta situação ocorre quando parte dos circuitos são conectados em sua maior quantidade em apenas um dos cabos do circuito geral deixando os demais cabos com pouca carga.
A primeira regra para a economia de energia é uma instalações elétrica bem feita e bem dimensionada. Se você está pagando contas altas saiba que sua instalação pode estar com problemas e nós da Tecnees estamos aqui para atendelo. Click Aqui e solicite uma visita para avaliar sua instalação!
ABNT NBR-16280

Norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR-16280: Reforma em edificações - Sistema de gestão de reformas.
Já ouviu falar desta norma?
Sempre que realizamos uma reforma ou mesmo uma construção optamos pelo tradicional "pedreiro", o "curioso" ou o "Zé" para solucionar nossos problemas, porém deveríamos nos perguntar se o profissional que estamos contratando esta qualificado para executar o serviço com qualidade e segurança.
Os riscos são muitos: desde simples perdas estéticos até mesmo sérios danos a estrutura do seu imóvel.
A NBR-16280 estabelece que qualquer procedimento de reforma deve ser executado e (ou) supervisionado por um profissional habilitado pelas entidades de classe: CAU - Conselho de Arquitetura e Urbanismo e o CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, estes profissionais seriam: Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Arquiteto, Técnico de Edificações, Técnico Elétrico, ou qualquer profissional dentro dessas modalidades que possa emitir o documento de responsabilidade técnica: ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) ou RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) de acordo com o tipo de serviço a ser executado e das atribuições do profissional. Garantindo assim a procedência do serviço realizado.
AVCB - Auto de Vistoria de Corpo de Bombeiros

Ao longo de nossa historia sempre houveram casos de grandes tragédias por incêndios, dos mais famosos do Brasil podemos destacar: O Edifício Joelma, Edifício Andraus e a recente tragédia na boate Kiss em Santa Maria - RS, entre muitos outros. As causas de incêndio são diversas e quase sempre por falhas humanas e estruturais, como por exemplo: um circuito elétrico sobrecarregado ou curto circuito, mas existe uma serie de procedimentos, normas e regulamentações para reduzir a probabilidade ou mesmo evitar o risco de incêndio e consequentemente protegendo vidas, a integridade dos imóveis e bens.
O AVCB (Auto de Vistoria de Corpo de Bombeiros) se aplica a estabelecimentos ou locais onde há um grande número de pessoas trabalhando ou em circulação, seja uma empresa, loja, boate, estádio ou mesmo uma estação de metrô. Consiste em um processo em que o Corpo de Bombeiros realiza uma vistoria no estabelecimento para verificação dos itens de segurança e a própria estrutura, como por exemplo: Instalações elétricas, saídas de emergência, hidrantes, extintores de incêndio, sinalização, documentações técnicas como projetos, ART's entre outros itens.
Mas o que minha instalação elétrica tem a ver com isso?
A resposta é bem simples: Se a sua instalação elétrica for mal projetada, estiver em mal funcionamento ou mesmo sem a sinalização adequada, além dos riscos que ela irá oferecer a sua segurança, o ACVB não será emitido para seu estabelecimento, o impedindo de funcionar até que as não-conformidades sejam solucionadas. Então não perca tempo e regularize seu imóvel!